Pirolitos caseiros, como fazer?

É Sexta-Feira, e às Sextas apetece-nos ensinar a fazer coisas doces, giras, simples e divertidas para os vossos momentos de fim-de-semana com a família. O tema de hoje são pirolitos caseiros, aproveitem para juntar as crianças e os adultos da casa e divirtam-se!

O primeiro truque é que estes pirolitos vão aproveitar um material que normalmente deitamos ao lixo, as formas em aluminio destas muito conhecidas velas decorativas:

Lavando e aproveitando estas forminhas de aluminio, vamos precisar ainda de:
  • 200 gr de açúcar
  • 2 chícaras de água
  • Sumo de Limão
  • Corantes alimentares (opcional)
  • Palitos (para espetadas, por exemplo.)
Como fazer?

Primeiro que tudo é necessário recortar lateralmente as velas, de modo a que fique um espaço, bem justinho, para o palito (ver imagem abaixo).

De seguida forrámos um bandeja de forno a papel vegetal e colocamos as formas das velas em cima da bandeja já com os palitos inseridos, com um pequeno espaço entre cada uma delas.

À parte, numa panela, colocamos o açúcar, a água e umas gotas do sumo de limão, em lume brando no fogão e vamos mexendo. Quando começar a ferver, devemos colocar umas gotinhas do corante que escolhemos e mexer bem para que fique bem misturado. Pode deixar-se mais 1 ou 2 minutos em lume brando, mas é necessário ter atenção para não queimar o caramelo.

Coloca-se o caramelo nas forminhas e deixa-se esfriar.

Nota: Quando verter o caramelo é natural que verta um pouco para fora das formas, por isso é que colocamos o papel vegetal na bandeja, para que não suje nada e facilmente descole.

Passadas umas horas o caramelo já estará totalmente endurecido e já pode desenformar. Guarde os pirolitos num local fresco para que não derretam, se quiser pode envolvê-los em película transparente.

Vai colocar a ideia em prática? Registe o momento e envie-nos as fotos para ramosdoces@hotmail.com, publicaremos no nosso facebook!

Fonte: Uno de Dos

Share this:

 
Copyright © RAMOS DOCES. Designed by OddThemes