Como conservar chocolate?

Durante todo este tempo, em que estamos à frente deste projecto que é o Ramos Doces, muitas vezes nos deparamos com a questão da conservação. Como guardar e onde o chocolate? Onde guardar os ramos que fazemos? 

Para nós, a preservação e conservação dos alimentos com que trabalhámos é muito importante. Por isso é que não manipulámos os alimentos, temos muita atenção com as datas de validade e sempre que possível, mantemos as embalagens originais (como é o caso da prata dos bombons ou chocolates).

Mas depois que chegam até vocês como devem fazer para guardar?

Estas dicas servem não só para os nossos bouquets como para os chocolates, quer aqueles que nos compram ou que adquiram noutros locais. Reparem sempre que é isto que está escrito nas embalagens, naquelas letrinhas pequeninas que teimamos não ler.

Frigorífico

É o primeiro local a evitar. Nunca guarde os bouquets no frigorífico, bem como os chocolates.

»» No caso dos bouquets, sendo de gomas ou bombons, a primeira coisa que se pode estragar (devido à humidade do frigorífico) é o papel e logo depois as gomas, que contendo açúcar, começarão a derreter.

»» No caso dos chocolates. Os que contêm embalagens personalizadas sofrerão com a mesma questão da humidade, já que a embalagem é em papel. Mas logo depois vem outra questão que está há muito comprovada: a manteiga de cacau fica separada da massa e sobe para a superfície, deixando o chocolate esbranquiçado e muitas vezes "esfarelado". 

Isto faz com que o chocolate perca grande parte das suas propriedades e fique com o sabor alterado.

O melhor local

Deve guardar o chocolate ou os bouquets em local seco, fresco e arejado. Longe de fontes de calor, vapores ou do frio. Aquele armário da cozinha onde guarda, por exemplo, as bolachas ou as massas que têm o mesmo trato na conservação.

Share this:

 
Copyright © RAMOS DOCES. Designed by OddThemes